Ad Code

MINHA VIDA, MEUS CORDÉIS

Estória da Bíblia - Jonas


Narrarei uma estória de vida
Que não devemos esquecer
Um homem que resolveu de Deus fugir
Porque não queria obedecer
Ao cometer este pecado
Por Deus foi castigado
Pois ele fez por merecer

Seu nome era Jonas
E por Deus foi enviado
Para ir até a cidade de Nínive
Para o Evangelho ser ensinado
Pois seu povo na verdade
Era um poço de maldade
E vivia sempre no pecado

Jonas não gostou da idéia
E de Deus tentou fugir
Tomou um navio escondido
Resolveu então partir
Para uma terra estranha
Bem pertinho da Espanha
Mas muito distante dali

Mas aos castigos de Deus
Ninguém pode escapar
Veio logo uma tempestade
O navio estava para afundar
Os marinheiros assustados
Pra se verem aliviados
Jogaram toda a carga no mar

O mar continuava revolto
Gerando grande agitação
Do passageiro ao timoneiro
Até o mais alto escalão
Enquanto isso acontecia
Jonas bem a vontade dormia
Um belo sono no porão

Muito bonito seu Jonas
Disse logo o capitão
O senhor aí no maior sono
No meio desta confusão
A seu Deus vá se valer
Pra que ninguém venha morrer
Mas peça com devoção

Os marinheiros assustados diziam
Teremos que a sorte tirar
Para que o culpado disto tudo
O preço venha pagar
Jonas foi o sorteado
Pois ele era o culpado
E então foi jogado ao mar

Neste exato momento
O mar revolto se acalmou
A tripulação muito admirada
De joelhos prostrada orou
Jonas por Deus foi castigado
Por um peixe foi tragado
Foi o preço que ele pagou

Três dias e três noites
Foi o tempo que Jonas ficou
No ventre do grande peixe
Onde a Deus muito orou
Pois estava arrependido
Por ter desobedecido
As ordens que Deus enviou

Ouvindo as preces de Jonas
Ao peixe Deus ordenou
Vomite logo este meu filho
Pois o castigo ele já pagou
Chamou Jonas assim para o lado
Pra você tenho outro recado
E a Nínive outra vez o mandou

A mensagem tem que ser passada
Não pode jamais ser esquecida
Diga que em quarenta dias
Esta cidade será destruída
A notícia ao Rei chegou
O povo todo chorou
Pois não tinha outra saída

O Rei reuniu o povo e disse
A vocês tenho um pedido
Cada um ore com fervor
E se mostre arrependido
Deus de idéia vai mudar
A cidade não vai castigar
Façam tudo o que eu digo

Jonas ficou irritado por ver
Que Deus se arrependeria
O povo seria poupado
E a cidade não destruiria
Assentou-se próximo ao oriente
Mesmo estando o sol quente
Para ver o que aconteceria

O sol esquentou demais
E de Jonas Deus teve dó
Fez com que nascesse uma planta
Sombreando ao seu redor
Mas depois se arrependeu
A planta logo morreu
Poderia ter sido pior

Jonas teve um acesso de raiva
Tachando Deus de ruim
Melhor é eu morrer
Do que viver assim
Deus com isto se espanta
Não se zangue por uma planta
Que foi criada por mim

Você teve compaixão
De uma planta que morreu
Ela foi criada por mim
Não teve nenhum esforço seu
Quer que eu não tenha piedade
Do povo desta cidade
Que na ignorância viveu

Ad Code

LITERATURA DE CORDEL